O propósito como norteador de Vida e Carreira


O propósito é aquilo que se busca alcançar, o objetivo que você traça para sua vida ou carreira, trata-se de encontrar a finalidade do que você faz e deixar claro qual o intuito da sua existência.


Achar o seu propósito depende muito de quanto você se conhece, do quanto você sabe o que quer da vida, entender o que está disposto a renunciar para seguir sempre na direção do propósito. É muito importante falar que, propósito não é igual a metas, definir uma meta de qualquer coisa é muito fácil, inclusive, ela pode não estar vinculada ao seu propósito. Metas são alcançadas e definidas como concluídas e então você vai em busca de outra, já o seu propósito, transcende, você estará sempre caminhando rumo a ele.


Existem algumas perspectivas bem interessantes que estão relacionadas com propósito, Simon Sinek neste vídeo explana que devem começar pelo Porquê. As vezes pessoas ou empresas começam de forma errada, sabendo o que? o como? para somente depois entender o porquê. E poucas pessoas entendem o porquê fazem o que fazem.


Muitas pessoas estão infelizes com sua situação, estão fazendo o que devem fazer da forma correta, mas continuam infelizes e insatisfeitos(as), provavelmente é porque o que você está fazendo, não está alinhado com o seu propósito de vida. Talvez de forma consciente você não consiga estruturar o seu propósito, mas inconscientemente, tenha certeza, você tem total conhecimento dele.


Respondendo o seu porquê, comece a definir pequenas metas, esse será o início de sua jornada, por mais que a caminhada seja grande, acredite ir na direção mesmo que a passos curtos é melhor do que não começar a caminhar. Todo indivíduo tem ou potencialmente tem, todos os recursos internos necessários para alcançar os objetivos definidos, caso não possua algum recurso, coloque como meta do seu plano buscar esse recurso, tudo aquilo que aparecer como impedimento é apenas mais um degrau de sua caminhada.


Costumo dizer ao meu filho de 07 anos de idade, "a vida só vai ficando mais difícil", desistir sempre será a opção mais fácil, mas quando você tem um propósito a estrela brilha lá em cima e te redireciona, a motivação necessária reacende e então o indivíduo volta para a batalha, seja no âmbito profissional, pessoal ou estudantil. Conheça o seu porquê.


Aldo Rocha


29 visualizações

+55(48)9.9165-1982

©2018 by Aldo Rocha P