Metas, projetos e propósito


Algo estimulante de se ver na sociedade são indivíduos que desejam ter sucesso. O desejar, por si só, já é o primeiro passo para que o sucesso aconteça, mas não é o suficiente. É importante que o indivíduo saiba qual o significado de sucesso para si mesmo, e isso na maioria das vezes está relacionado com o seu propósito de vida. A partir do entendimento consciente e inconsciente desse significado será possível definir metas e executar projetos que ajudarão este indivíduo a sempre percorrer caminhos que o levem aos resultados desejados.


Essas três palavras estão diretamente relacionadas, são interdependentes e cíclicas isso porque o propósito sempre transcenderá as metas e os projetos. Elon Musk em uma de suas entrevistas falou: "Depois de alcançar algo grande, busque novos objetivos" , e é com esse pensamento que ele já deixou um legado inquestionável para as próximas gerações.


O fato de um indivíduo desejar ter sucesso sem planejar o como? ou sem saber, o que? de fato quer fazer de sua vida pessoal ou profissional é perda de tempo, é como se você desejasse parar de molhar-se em uma chuva, mas não comprasse um guarda-chuva ou não buscasse proteção em algum lugar coberto quando ao chover. Totalmente sem sentido, não? Pois é assim que muitas pessoas agem na vida real, gostariam de ter bons salários mas não buscam estudar, qualificar-se e quando estão empregados não oferecem todo seu potencial pela empresa e continuam reclamando.


Pessoalmente, é possível dizer que perdi muitas oportunidades na carreira por não ser fluente na língua Inglesa, se adotasse o comportamento das pessoas que descrevi acima ficaria reclamando das empresas que pedem o idioma como requisito. O ser humano precisa estar atento as oportunidades e preparados para elas, as vezes as coisas boas acontecem a partir de gatilhos ruins, uma demissão inesperada em 2017 rendeu para mim uma boa quantia de recursos financeiros e então foi a hora de executar o projeto intercâmbio, identificação e segmentação de atividades, análise de riscos, definição de escopo, gerenciamento de custos e orçamento, criação do cronograma, identificação dos marcos de entrega e dos critérios de qualidade, tudo aquilo que um projeto de sucesso precisa ter e então It's Done!!


No momento que vos escrevo tenho a certeza de que a entrega deste projeto me permitirá não perder mais nenhuma oportunidade. Outrora conto mais detalhes deste projeto e sobre a cidade que escolhi para executá-lo.


Aldo Rocha

MSc. PMP MCP Prince2P

11 visualizações

+55(48)9.9165-1982

©2018 by Aldo Rocha P