O que um líder deve fazer para ter um bom relacionamento com seus liderados?


A relação entre líder e liderado é um fator crucial para que uma equipe/empresa alcance seus resultados estratégicos, não há como pensar diferente, pessoas são o principal atributo para uma receita de sucesso. Muitos acreditam ser demagogia quando se fala na necessidade de pensar e desenvolver estratégias para que o ambiente corporativo seja agradável para o seu maior ativo, PESSOAS.


A ênfase no fato de que a relação com a liderança é um fator que agrega nesse contexto é explicado pela necessidade de o líder dar a direção à equipe, é o que se espera para que o time esteja ciente acerca das expectativas sobre ela, quais resultados devem ser entregues e quando devem ser entregues. Alinhadas essas expectativas o trabalho ficará mais leve, pois todos poderão focar em suas atividades para alcançar suas metas.


Outro ponto importante é trabalhar no acompanhamento das atividades, porque assim será possível identificar possíveis dificuldades ou erros para que o mais breve possível possa ajustar a “rota” e colocar o liderado no caminho certo. Atuando dessa forma cria-se uma relação de confiança, onde o membro de seu time saberá que pode contar com sua liderança para orientar e corrigir sempre visando os melhores resultados para todos.


A transparência seria o terceiro item de fundamental importância. É um fator transversal que precisa ser trabalhado sempre, desde a definição de objetivos e metas, no acompanhamento de atividades e na realização de processos de feedback. Quando esses pilares são respeitados seu liderado tem total ciência sobre quando os resultados dele(a) vão bem ou não, sabem quando o líder não aprovou ou está contrariado acerca de um comportamento, tudo isso fundamentado no processo de transparência.


Há com toda certeza outras opiniões e ideias acerca de como estabelecer uma relação saudável e de confiança com seus liderados, não há qualquer pretensão em trazer uma fórmula para tal relacionamento, pense mais como um benchmark. Os parágrafos acima são comportamentos e processos que funcionam com o autor deste texto e o resumo para o sucesso dessa relação seriam as palavras a seguir:


  • Definir metas e objetivos claros;

  • Estar disponível e acompanhar as atividades;

  • Realizar feedbacks; e

  • Ser totalmente transparente em todas as etapas acima.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo