A congruência na vida



A congruência diz respeito a qualidade de estar em harmonia com os seus atos, justeza com aquilo que se propõe. Com a alta do discurso politicamente correto seja na vida pessoal ou na profissional, já vi muita demagogia como ferramenta para escalar na carreira e também como marketing pessoal.


A questão é, se o indivíduo não tiver um comportamento congruente com suas palavras, o jogo vira muito rapidamente. É muito comum ver alguns profissionais fazerem de seu currículo uma ferramenta de marketing, e as vezes até conseguem se vender como: criativos, inovadores, apaixonados e engajados mas no dia a dia há conformidade e convergência entre atos e fatos. Há casos onde vemos indivíduos que dizem se adaptar muito bem ao trabalho em equipe, mas ao chegar pela manhã não se preocupa em dar um bom dia se quer para a equipe. Esse é um exemplo básico de como ser incongruente na relação entre discurso e atos do cotidiano. É necessário identificar o mais breve possível esse distanciamento.


Para isso é importante que o indivíduo faça regularmente uma auto análise, para que possa verificar comportamentos ou ações incongruentes com seu propósito, pessoalmente, em algumas ocasiões percebi que estava tendo um comportamento inadequado aos meus objetivos de vida e carreira, o que me deixou extremamente incomodado. Por outro lado, identificar esse desequilíbrio é uma ação relevante para que o indivíduo possa estruturar planos de ação, trabalhar nas correções de ações, comportamentos e até mesmo pensamentos que o afastam de seus ideais.


Corpo e mente formam um sistema único, se o indivíduo possui valores e crenças positivas, seus comportamentos deverão certamente ir ao encontro dessas, logo, para que não perca a admiração que outros podem ter de você, seja congruente e receba os ganhos e glórias de ter esse comportamento.


Até mais,


Aldo Rocha



5 visualizações

+55(48)9.9165-1982

©2018 by Aldo Rocha P